Benefícios do frango: conheça os principais

Ele é uma das estrelas das dietas, e está quase sempre acompanhado por uma saladinha básica e arroz, de preferência integral. Hoje, eu trago boas razões para o frango fazer parte do seu menu, forever.

Para começo de conversa, a carne de frango é mais fácil de digerir e tem menor quantidade de gordura saturada que a carne bovina. Vale a pena lembrar que essas gorduras são, na maioria das vezes, as responsáveis por muitos problemas cardíacos.

Conheça a seguir motivos extras para não deixar faltar frango nas suas refeições:

  • É fonte abundante de vitaminas – em especial, as do complexo B: B2 e B12. O metabolismo celular precisa delas nos processos energéticos e em funções do sistema nervoso. E são importantes, ainda, para o intestino, a pele, os cabelos, o estômago a boca e o fígado.

A carne da ave contém vitamina B3 (PP), que age em mecanismos do aparelho respiratório e na dilatação dos vasos sanguíneos. Sem esta       vitamina, ficamos mais propensos a lesões na pele, estomatite, anorexia e fraqueza muscular.

  • Possui todos os aminoácidos essenciais – são os aminoácidos que dão origem a diversos tipos de proteínas e enzimas. E mais: humor, atenção, concentração e qualidade do sono são algumas das funções nas quais os aminoácidos atuam.
  • Contém ferro – apesar de a quantidade ser inferior à encontrada na carne de boi, o frango também traz o mineral que combate a anemia.
  • Praticidade – um filé de frango grelhado ou cozido fica pronto rapidinho, garantido nutrientes para o seu jantar, por exemplo.

Mas, atenção! A pele do frango deve ser descartada, pois oferece elevado teor de gorduras, um perigo para a saúde. Principalmente de quem precisa controlar o colesterol ou já apresenta problemas cardiovasculares.

A pele é rica em LDL, o chamado colesterol ruim, que aumenta as doenças do coração. A recomendação dessa gordura é de, no máximo, 2 g por dia. E se você comer a pele de uma coxa de frango já atinge esta indicação de consumo.

Várias crenças cercam a carne de frango. Veja abaixo mitos e verdades sobre ela:

Frango caipira é mais saudável

Mito. O teor nutricional é o mesmo no frango de corte e no caipira. O que acontece é que o primeiro cresce mais rápido, pois é selecionado geneticamente e pode se desenvolver em ambiente controlado. E é abatido entre 38 e 49 dias de vida.

O frango caipira é abatido entre 80 e 140 dias, é criado solto, gasta mais energia, o que faz aumentar o teor de fibras oxidativas. Por isso, a carne fica mais escura e dura. Porém, nada disso altera a quantidade de aminoácidos, vitaminas e minerais.

A carne do frango de corte é repleta de antibióticos

Outro mito. O tipo de antibiótico utilizado na criação de frangos tem ação nos intestinos do animal; é usado para controlar a microbiota, e a substância não entra na carne da ave por causa do tamanho de suas moléculas.

O valor nutricional do frango é influenciado pela alimentação dele

Verdade. Se a ave receber ração suplementada com farinha de pescado, por exemplo, é possível conseguir uma carne com quantidades de ácidos graxos tipo 3 semelhantes às dos peixes. Ou seja, é fácil interferir na composição da gordura do frango.

Também é verdade: frango é a melhor escolha para quem deseja emagrecer. A carne da ave é uma das melhores fontes de proteína, inclusive as de alto valor biológico, para uma dieta balanceada e saudável – desde que preparada sem gordura, é claro. Se vc quiser dar um boost na perda de peso, eu recomendo o Super Slim X para Emagrecer.

Consumindo três porções de frango por dia, você prolonga a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de beliscar entre uma refeição e outra.

Bom demais, não é mesmo? Confira os benefícios do frango você também.

E até breve com mais dicas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *